quarta-feira, 29 de março de 2017

Conheça as áreas de atuação do direito



É chegada a hora em que todos buscam por uma carreira promissora e querem ser bons profissionais. Este é o momento de pensar se a área que você escolheu é a que você realmente gosta. Dúvidas podem surgir, seus horários podem ser limitados ou você questiona se realmente o curso que escolheu é o certo.

O curso de Direito é para mim?
Isso vai depender exclusivamente da sua decisão, pois o curso de Direito não exige um perfil ideal, mas leva em consideração que o profissional formado tenha uma boa escrita e comunique-se bem, além de possuir ética e senso de responsabilidade social.
Apesar da maioria das pessoas levarem em conta o gosto por leitura, muitos pensam em outras dificuldades. Porém, isso não deve ser uma preocupação, pois são raros os casos de alunos que queriam fazer direito desde pequeno, são 100% decididos, amam ler e têm muito tempo para estudar. 

Como é o curso?
O curso de direito dura 5 anos, que são divididos em 10 semestres. Neles, a faculdade distribui a grade curricular, sendo que nos últimos anos existem os estágios, a monografia e as práticas jurídicas - cível, criminal e/ou trabalhista. O curso pode ser noturno ou diurno.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Direito?
Depois de escolher fazer Direito, é bom pesquisar o mercado e as áreas de atuação. Separamos abaixo alguns ramos que você poderá seguir:
• Direito Criminal;
• Direito Cível;
• Direito Trabalhista;
• Direito Ambiental;
• Direito Eleitoral;
• Direito Previdenciário;
• Direito Tributário.
Há ainda outras áreas peculiares, como Direito Digital e Direito do Consumidor. Em todos estes ramos, o advogado é responsável por responder pelo cliente que o contrata.
Os métodos de trabalho dos advogados podem ser: consultoria, advogado de acusação, advogado de defesa, assessor jurídico de alguma empresa e advogado conciliador, que é a tarefa de conciliar um caso antes que ele vá para justiça. Lembrando que, antes de começar a trabalhar, é necessário fazer o Exame de Ordem da OAB.

Como é o mercado de trabalho?
O mercado de trabalho está competitivo, mas isso não acontece somente na área do direito. Dependendo da área na qual você deseja se especializar, encontrar um emprego é um pouco mais difícil. Mas você também possui outras opções, como: abrir o seu escritório e trabalhar como advogado autônomo ou prestar concursos para trabalhar como advogado da União, juiz, delegado ou promotor.

Se o Direito é uma das opções de carreira que você quer seguir, venha conhecer a FDSM e o curso de  entre em contato conosco e agende uma visita. Você poderá conhecer a estrutura da faculdade e as opções

Nenhum comentário:

Postar um comentário